No post anterior foi apresentado como realizar o primeiro planning poker de um projeto Scrum.
Agora que as histórias já foram estimadas, ou pelo menos grande parte das que são prioritárias, podemos então planejar a primeira sprint.
Para planejar uma sprint, e isso é realizado na reunião de planejamento 1, é preciso:
* Ter como participantes obrigatórios PO e equipe.
* Ter o Product Backlog priorizado e estimado.
* Saber o timebox das sprints.
* Saber a velocidade da equipe.
A velocidade da equipe define o esforço máximo que a equipe consegue alcançar para finalizar uma sprint. Ela é representada numericamente pelo total de pontos das histórias em uma sprint.
Mas qual a velocidade inicial da equipe se estamos iniciando o projeto? Como calcular a velocidade inicial da equipe? Essa velocidade inicial quem vai dizer será a equipe. Então para o planejamento da primeira sprint procedemos da seguinte forma:
Procedimento Planejamento Sprint:
1o. PO e equipe definem o timebox para as sprints.
É desejável que o timebox seja de 2, 3 ou 4 semanas no máximo.
Em geral, em nossos projetos, definimos o timebox em 2 semanas, para maior agilidade. Assim é possível realizar entregas num menor espaço de tempo e também implementar ajustes necessários para melhoria do processo, com o risco reduzido.
2o. Respeitamos a ordem de prioridade das histórias no Product Backlog.
No entanto, PO e equipe discutem as prioridades das histórias. Por ser início de projeto, pode ser que haja histórias técnicas que devam ser implementadas no início do projeto. Isso dependerá da configuração de cada projeto e da forma como são criadas as histórias no Product Backlog.
O importante desse procedimento é a iteração do PO com a equipe para eventuais ajustes nas prioridades.
3o. A equipe em comum acordo define quais histórias podem ser selecionadas para inclusão na sprint.
Considerando o timebox definido para as sprints, a equipe define o que é possível desenvolver, ou seja, o que é possível entregar de histórias prontas ao término da sprint.
Basicamente a equipe seleciona do Product Backlog as histórias a partir da primeira até a onde ela considera ser possível implementar.
4o. É calculada a velocidade inicial da equipe.
A soma dos pontos estimados nas histórias selecionadas para a sprint representa a velocidade inicial da equipe.
Ao final desse processo temos o Sprint Backlog definido e também está definida a velocidade inicial de trabalho da equipe. Podemos dar início aos trabalhos.
No próximo post avaliaremos o resultado da sprint analisando a velocidade e as estimativas das histórias.