O Agile Brazil 2011 – Conferência Brasileira sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software – é uma conferência nacional sem fins lucrativos organizada por representantes das principais comunidades ágeis brasileiras. O evento tem como objetivo promover a comunicação e a colaboração entre seus integrantes, visando à disseminação coordenada da cultura Ágil por todo o país.

O Agile Brazil 2011, que tivemos a oportunidade de participar, aconteceu em Fortaleza na semana de 27 de junho a 1o de julho.

Foi uma semana intensa, onde foram ministrados cursos, palestras e apresentações keynotes com profissionais renomados na área Agil. Foram eles:

* Jim Highsmith –  consultor executivo da ThoughtWorks, falando de  liderança adaptável: Acelerando a agilidade organizacional.

* Joshua Kerievsky – especialista em XP e Lean, Joshua falou sobre a necessidade de se trabalhar naquilo que realmente importa. Como exemplo, apresentou a experiência da Industrial Logic e falou muito sobre conceitos Lean aplicados na evolução dos álbuns e-learning voltados para práticas Ágeis. Assista a palestra que foi disponibilizada para os que não puderam estar presentes no evento.

* Vinícius Teles –  Desenvolvedor de software e fundador da Improve It, falou sobre os problemas gerados com a construção de softwares defeituosos. Foi um chamado a comunidade de desenvolvimento sobre a importância da entrega de um produto com valor e principalmente qualidade.

O mais interessante do evento Agile Brasil foi a forma como as palestras foram divididas seguindo a classificação:

  • Assunto de interesse Geral
  • Engenharia
  • Gestão
  • Relatos

Dessa forma, havia assunto para todos os perfis de participantes do evento, desde iniciantes a avançados, e de desenvolvedores a empreendedores. Veja a programação completa do que aconteceu no evento através do link AgileBrazil2011.

Muito foi falado sobre conceitos Lean no processo ágil e Lean (em) Startup, tanto que acabou ocorrendo um Open Space sobre Lean Startup que pode ser assistido no vídeo disponível no Youtube.

Destaco aqui duas palestras interessantes sobre Lean que assisti:

1. Avançando nos fundamentos do Lean Thinking (Christopher G. Thompson)

Nessa palestra, muito procurada pelos participantes do evento, foram discutidos conceitos básicos como valor e desperdício, que segundo o palestrande nos mostrou são muitas vezes mal compreendidos e negligenciados no processo de trabalho. Ele apresentou a importância da melhoria contínua (kaizen) como um elemento de aperfeiçoamento de processos.

Os conceitos Lean aplicados juntamente ao framework Scrum trazem resultados ágeis. Transparência, inspeção e adaptação são os pilares do Scrum que se utilizados corretamenta no processo de desenvolvimento trazem a melhoria constante, a eliminação de desperdício, a entrega de um produto com valor e qualidade…

As iterações curtas de desenvolvimento e a retrospectiva são mecanismos do Scrum para prover a melhoria constante. Com a transparência é possível tornar visível e reconhecer os desperdícios, para eliminá-los. 

Para mais informações sobre Lean Thinking acessem o site Lean Global.

2. Lean Startup (Matheus Haddad e Alexandre Gomes)

Nessa palestra os conceitos de Lean Startup foram apresentados de forma simples e objetiva. A apresentação está disponível no slideshare.

Faço um destaque para o slide que apresenta o Startup Agile Manifesto por Kent Beck.

Aplicar conceitos do Lean e o uso de metodologias ágeis nas startups é o que mais se tem falado atualmente. E vocês, como vêem os conceitos Lean e o Scrum? Compartilhem conosco suas experiências.