Agile Trends 2013 ScrumHalfEstive no Agile Trends 2013, que aconteceu semana passada nos dias 4 e 5 de outubro em São Paulo.

O evento cumpriu com sua proposta de"empurrar os limites da agilidade trazendo temas modernos e apontando novas tendências da indústria de desenvolvimento de software".

Foi, sem dúvida, inovador! Desde o formato aos temas "discutidos". Digo, discutidos, pois um dos objetivos do evento era que participantes interagissem com palestrantes sobre os temas apresentados. Isso pôde ser visto no "Raio-X do Evento".

O que fizeram nesse evento para promover o networking e a troca de experiências entre os participantes foi o "Trend Talks". O Trend Talks era composto de dois “Talks” de 18 minutos e mais 18 minutos para perguntas e debates. Isso exigiu maestria por parte dos palestrantes de forma a tornar as apresentações objetivas, além de dinâmicas, sem fugir do assunto focal.

Além dos “Talks” as sessões de Fishbow (*) também foram ótimas e contribuiram também no sentido de promover discussão entre todos. Tive a oportunidade de assistir duas, das três promovidas. Foram elas:

  • Inovação e Agilidade
  • Desafios e Experiências em Transições para o Ágil

Os keynotes também foram sensacionais e ficaram por conta de:

Dos temas abordados muito se falou sobre estimativas, timebox, ánalise de negócio, escalando a agilidade, radical managment, inovação, cooperação, gestão do conhecimento… assuntos que já são abordados aqui no Blog do ScrumHalf e outros que passaremos a abordar para darmos nossa visão sobre esses temas.

Enfim… Participar de eventos é sem dúvida sempre uma excelente oportunidade de rever amigos do meio profissional, fazer novos amigos, trocar experiência e aprender um pouco mais. É trocando ideias que temos a chance de inovarmos mais. E sendo ágil nos permitimos inovar.

Que venham mais eventos como o Agile Trends. Parabéns a organização.

Acreditem, o evento foi tão bacana que nem tive tempo para tirar fotos para registrar o momento e postar aqui no blog : / Rsrsrsrs


* Fishbow – É uma técnica de conversação para discutir assuntos com um grupo grande de pessoas.

FishbowlA vantagem dessa técnica é que permite várias pessoas participarem da discussão e qualquer pessoa. A formatação da sala pode ficar como a apresentada na figura ao lado.

5 cadeiras são dispostas no centro de um círculo e as demais cadeiras no entorno. Das 5 cadeiras 4 são preenchidas inicialmente pelos que darão início a discussão e uma permanece vazia para que ao longo da discussão alguém que esteja ao redor das cadeiras centrais possa se juntar ao grupo.

Mas a regra diz que, ao sentar uma nova pessoa na cadeira vazia para a discussão, uma outra pessoa deve se retirar, mantendo sempre uma cadeira livre para outros se juntarem na conversa e assim promoverem a participação de todos e a discussão entre diferentes pessoas do grupo.


Referência: Wikipidia Fishbowl (conversation)