Chegamos ao final da primeira sprint.

As etapas seguintes são: Reunião de Revisão e Reunião de Retrospectiva.

Na Retrospectiva, dentre vários parâmetros a serem avaliados também devemos avaliar:

* a velocidade inicial estimada pela equipe; e

* as pontuações das histórias estimadas no primeiro planning poker, para realizar os ajustes necessários para a próxima Sprint.

Nesse post vamos apresentar formas de avaliarmos a velocidade e o esforço estimado em pontos para as histórias do Product Backlog.

Avaliando a velocidade

Ao término da reunião de revisão da Sprint temos as histórias que foram aprovadas pelo PO em três diferentes cenários:

1) Todas as histórias do Sprint Backlog foram concluídas pela equipe e aprovadas pelo PO

Situação incomum para uma primeira Sprint, mas caso venha a acontecer não há o que ajustar. A estimativa da velocidade inicial foi bem dimensionada pela equipe.

Então, mantemos a velocidade da equipe para a próxima sprint.

2) Nem todas as histórias do Sprint Backlog foram concluídas, mas dentre as que foram concluídas pela equipe, todas foram aprovadas pelo PO

Nesse caso o que foi mal dimensionado foi a estimativa da velocidade inicial. Por exemplo: a equipe julgou poder fazer 43 pontos em uma sprint, quando na verdade só foram concluídos e aprovados 30 pontos.

Isso mostra que a velocidade da equipe é 30 e não 43, como foi pensado. Então a soma dos pontos das histórias aprovadas pelo PO deverá ser a nova velocidade da equipe para a próxima sprint.

3) Dentre as histórias concluídas (independente de haverem sido todas ou algumas apenas) nem todas foram aprovadas pelo PO

Nesse caso fica difícil precisar se o que foi mal dimensionado foi a velocidade inicial. Diversos outros motivos podem justificar esse cenário, como :

* impedimentos que não foram resolvidos em tempo, impactando demais o andamento dos trabalhos da equipe;

* a equipe ainda está se adequando ao trabalho com o uso do Scrum e não assimilou a dinânima do processo;

* falta de foco no entregável com muitas interrupções para trabalho em outras atividades fora da sprint;

* necessidade de muitas iterações com o PO por falta de entendimento do que deveria ser implementado nas histórias.

Mesmo assim, por essa ter sido a primeira sprint, optamos por fazer com que a nova velocidade seja a soma dos pontos das histórias aprovadas pelo PO.

Preferimos ajustar a velocidade, ao invés de ajustar as estimativas das histórias, para fazer cabê-las dentro da velocidade inicial, pois consideramos que as estimativas estavam corretas. Vejamos o porquê.

Avaliando as estimativas de pontos das histórias

É importante que a equipe avalie as estimativas feitas, tanto para a velocidade quanto para os pontos nas histórias, para assimilação do processo.

Na primeira Retrospectiva é preciso que a equipe avalie história a história da sprint encerrada, observando qual foi a pontuação de esforço estimada e qual foi de fato o esforço realizado. Assim, a equipe é capaz de ter em mente a relação esforço x pontos para uso nos demais Planning Pokers. Se isso não é feito, a cada Planning Poker, as estimativas dos pontos das histórias seguirão um padrão diferente e a velocidade se torna um parâmetro incoerente dentro desse processo, pois nunca será possível estabilizar a velocidade da equipe. Por esse motivo ajustamos a velocidade da equipe mantendo a relação esforço x pontos.

No entanto, isso não quer dizer que as histórias não podem sofrer ajustes em suas estimativas. Pode ser que a equipe perceba que algumas histórias não foram corretamente estimadas e antes de planejar a segunda Sprint pode-se realizar um novo Planning Poker para ajustar os pontos das demais histórias. A equipe pode assimilar o esforço realizado numa história de 8 pontos, por exemplo, e, no entanto, perceber que uma outra história também estimada com 8 pontos na verdade requisitou um esforço maior, um esforço comparativamente semelhante ao esforço empregado em uma terceira história da Sprint, estimada com 13 pontos. Sendo assim, no Planning Poker seguinte pode-se pegar as histórias do Product Backlog estimadas com 8 pontos e reavaliar se o esforço que será empregado está de acordo com os 8 pontos estimados ou se deve ser ajustado.

O mais importante é não perder a relação esforço x pontos. É essa relação que vai sendo aprendida pela equipe ao longo das Sprints. E quanto melhor assimilada pela equipe menores os erros nas estimativas das histórias e mais estável fica a velocidade da equipe.

Com esse post finalizamos a sequência de posts relacionados ao preparo de uma primeira Sprint. Compartilhe conosco suas impressões, dúvidas e mesmo o resultado de sua primeira Sprint.