Os três papéis definidos no Scrum são:

           * Scrum Master

           * Product Owner

           * Equipe

As pessoas que preenchem estes papéis trabalham em conjunto, numa base diária, para assegurar o bom fluxo de informações e resolução rápida de mudanças.

 

Scrum Master

O Scrum Master é o guardião do processo. Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões.

As responsabilidades do Scrum Master incluem:

Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner.

Ensinar o Product Owner como maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), e cumprir seus objetivos através do Scrum.

Facilitar o trabalho da equipe removendo impedimentos que impeçam a equipe de trabalhar.

Melhorar a produtividade da equipe da forma que for possível.

Melhorar as práticas de engenharia e ferramentas para que cada incremento de funcionalidades seja potencialmente entregável.

Manter as informações sobre o progresso da equipe visível a todos de uma forma clara e organizada.

Em termos práticos, o Scrum Master precisa entender bem do Scrum para treinar e orientar os outros papéis, e educar e ajudar as outras partes interessadas que estão envolvidas no processo. Ele deve manter atenção constante ao status do projeto em relação ao progresso esperado. Investigar e facilitar a resolução de quaisquer obstáculos que imobilizam o progresso e, geralmente, ser flexível o suficiente para identificar e lidar com quaisquer problemas que surjam. Ele deve proteger a equipe de perturbações externas.

O Scrum Master não atribui tarefas aos membros da equipe, isso é uma responsabilidade da equipe. Sua abordagem geral para a equipe é incentivá-la e facilitá-la na capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento, de modo que eles possam trabalhar com maior eficiência sem a necessidade de supervisão. Seu objetivo é ter uma equipe auto-organizável.

 

 

Product Owner

 

O Product Owner é dono do produto. Ele fornece o conhecimento do negócio em forma de requistos para a equipe assim como sua ordem de aplicação. Na prática, o Product Owner é a interface entre a empresa e os clientes.

Ele alimenta a equipe com requisitos e correções solicitadas por diversas fontes. É ele o ponto de contato para esclarecimento das dúvidas da equipe sobre os requisitos do produto.

Trabalha em conjunto com a equipe definindo as necessidades dos usuários, os requisitos técnicos, documentando-os conforme a necessidade, e determinando a ordem de sua execução. Ele gerencia o Product Backlog (que é o repositório de todas essas informações), mantendo-o ao nível de detalhe e qualidade que a equipe necessita.

O Product Owner também define o cronograma para liberação das releases, e faz a validação final para saber se as implementações têm as características e qualidade necessárias para a liberação.

 

Equipe

 

A equipe, no framework Scrum, deve ser auto-organizada e multidisciplinar, composta por pessoas que fazem o trabalho de desenvolvimento e teste do produto.

Uma vez que a equipe é responsável pelo desenvolvimento do produto, ela também deve ter a autonomia para tomar decisões sobre como executar o seu trabalho. A equipe possui, portanto, auto-organização: os membros da equipe decidem como dividir o trabalho em tarefas, e ao longo da sprint decidem a ordem de execução das tarefas em função da história que está sendo desenvolvida, respeitando sempre a prioridade.

O tamanho da equipe deve ser mantido até nove pessoas, se possível. Um número maior pode dificultar a comunicação e afetar a produtividade.


Fonte: http://www.cprime.com/about/scrum_faq.html