Os três papéis definidos no Scrum são:
* Scrum Master
* Product Owner
* Equipe
As pessoas que preenchem estes papéis trabalham em conjunto, numa base diária, para assegurar o bom fluxo de informações e resolução rápida de mudanças.
Scrum Master
O Scrum Master é o guardião do processo. Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões.
As responsabilidades do Scrum Master incluem:
• Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner.
• Ensinar o Product Owner como maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), e cumprir seus objetivos através do Scrum.
• Facilitar o trabalho da equipe removendo impedimentos que impeçam a equipe de trabalhar.
• Melhorar a produtividade da equipe da forma que for possível.
• Melhorar as práticas de engenharia e ferramentas para que cada incremento de funcionalidades seja potencialmente entregável.
• Manter as informações sobre o progresso da equipe visível a todos de uma forma clara e organizada.
Em termos práticos, o Scrum Master precisa entender bem do Scrum para treinar e orientar os outros papéis, e educar e ajudar as outras partes interessadas que estão envolvidas no processo. Ele deve manter atenção constante ao status do projeto em relação ao progresso esperado. Investigar e facilitar a resolução de quaisquer obstáculos que imobilizam o progresso e, geralmente, ser flexível o suficiente para identificar e lidar com quaisquer problemas que surjam. Ele deve proteger a equipe de perturbações externas.
O Scrum Master não atribui tarefas aos membros da equipe, isso é uma responsabilidade da equipe. Sua abordagem geral para a equipe é incentivá-la e facilitá-la na capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento, de modo que eles possam trabalhar com maior eficiência sem a necessidade de supervisão. Seu objetivo é ter uma equipe auto-organizável.
Product Owner
O Product Owner é dono do produto. Ele fornece o conhecimento do negócio em forma de requistos para a equipe assim como sua ordem de aplicação. Na prática, o Product Owner é a interface entre a empresa e os clientes.
Ele alimenta a equipe com requisitos e correções solicitadas por diversas fontes. É ele o ponto de contato para esclarecimento das dúvidas da equipe sobre os requisitos do produto.
Trabalha em conjunto com a equipe definindo as necessidades dos usuários, os requisitos técnicos, documentando-os conforme a necessidade, e determinando a ordem de sua execução. Ele gerencia o Product Backlog (que é o repositório de todas essas informações), mantendo-o ao nível de detalhe e qualidade que a equipe necessita.
O Product Owner também define o cronograma para liberação das releases, e faz a validação final para saber se as implementações têm as características e qualidade necessárias para a liberação.
Equipe
A equipe, no framework Scrum, deve ser auto-organizada e multidisciplinar, composta por pessoas que fazem o trabalho de desenvolvimento e teste do produto.
Uma vez que a equipe é responsável pelo desenvolvimento do produto, ela também deve ter a autonomia para tomar decisões sobre como executar o seu trabalho. A equipe possui, portanto, auto-organização: os membros da equipe decidem como dividir o trabalho em tarefas, e ao longo da sprint decidem a ordem de execução das tarefas em função da história que está sendo desenvolvida, respeitando sempre a prioridade.
O tamanho da equipe deve ser mantido até nove pessoas, se possível. Um número maior pode dificultar a comunicação e afetar a produtividade.
Fonte: http://www.cprime.com/about/scrum_faq.html
Em um projeto SCRUM, como um profissional que tenha apenas habilidades de análise de REQUISITOS, atua estando em um time de desenvolvimento ? Uma vez que as necessidades do cliente são captadas pelo Dono do Produto e explicadas pelo mesmo…. Existe espaço dentro do SCUM para esse profissional exercer funções de análise REQUISITOS? Se sim, como seria? (se tiverem exemplos práticos eu agradeceria :))
Oi Felipe,
Boa pergunta. Em primeiro lugar, é bom lembrar que o Scrum é um framework. Ou seja, queremos dizer com isso que ele é flexível e sempre permite adaptações. Nesse caso, certamente você precisará adaptar. Existem algumas possibilidades. Uma seria esse Analista de Requisitos fazer parte do grupo do P.O., ou seja, colocá-lo para apoiar o P.O., ajudando-o a preparar as histórias. Outro caminho é colocá-lo trabalhando na especificação das histórias na Sprint “S-1”. Nesse caso, as histórias definidas pelo P.O. são primeiramente trabalhadas pelo Analista de Requisitos em uma Sprint para serem trabalhadas pelo time de desenvolvimento na Sprint posterior. Outra possibilidade ainda, que é a que menos gostamos, é mantê-lo no time de desenvolvimento e separar histórias que só ele pode mexer (especificação) de outras que ele não pode mexer (codificação).
Logicamente, tudo depende das características do projeto, incluindo aí a organização atendida, o P.O., o time, etc. Esperemos tê-lo ajudado.
Obrigado pela sua participação.
Obrigado pela resposta e os exemplos !
Ajudou bastante ! Ótima resposta!