Rastreabilidade - copyright jscreationzsOlá pessoal!

Seguiremos dando continuidade à série de posts referentes às dificuldades relatadas pelos usuários na adoção do Scrum. O assunto de hoje é a rastreabilidade dos artefatos já desenvolvidos e os que estão para ser desenvolvidos futuramente.

O termo “rastreabilidade” denota a necessidade de saber onde determinado item se encontra. Em um ambiente ágil de desenvolvimento de software é importante ter o controle sobre as histórias que se encontram em desenvolvimento, porém é igualmente importante que se tenha acesso ao histórico das histórias que foram desenvolvidas em Sprints passadas.

Com o Scrumhalf, através do Quadro de Tarefas conseguimos saber quais histórias e tarefas da Sprint ainda não começaram a ser desenvolvidas, as que estão em desenvolvimento, as que já foram finalizadas, que tarefa está com que membro, etc. Ou seja, o Quadro de Tarefas nos concede uma visão geral do andamento de todas as histórias e tarefas da Sprint atual.

 Mas e quanto ao passado? O Scrumhalf permite que qualquer membro da equipe tenha acesso ao Histórico do Product Backlog.

Na figura abaixo podemos ver, em destaque, que as histórias de Sprints passadas se encontram organizadas no histórico em 4 categorias: 

  • Finalizados
  • Reprovados em Sprint
  • Recusados
  • Excluídos

 

Histórico do Product Backlog

Expandindo cada uma dessas categorias, podemos visualizar detalhes de cada história, como: id, título, Sprint, estimativa e sua descrição. Os títulos em vermelho significam que a história foi marcada como bug, conforme o exemplo acima. Com posse destas informações, fica simples conseguir identificar histórias anteriormente realizadas e quando aconteceram.

Uma outra prática que pode ser adotada, é a utilização de comentários no sistema de versões de códigos, de forma que nos comentários se introduza uma menção à história que está sendo desenvolvida. Essa menção pode ser o título ou id da história. Através dessa prática podemos ligar a versão de determinado código com a história que estava sendo desenvolvida, que pode ser encontrada no histórico do Product Backlog.

E quanto ao futuro? Ainda na guia Product Backlog do Scrumhalf, temos acesso às histórias atuais que fazem parte do Product Backlog, mas que não se encontram na Sprint atual. Nessa parte temos as histórias divididas em Propostas e Aprovadas, conforme a figura abaixo.

 

Histórias atuais do Product Backlog

Em nossos projetos qualquer membro da equipe tem liberdade para propor uma história, essa prática incentiva que todos os membros da equipe participem contribuindo ativamente com o projeto. O PO tem o papel de propor histórias diretamente na lista de Aprovadas e avaliar as que estão na lista de histórias Propostas, podendo aprovar ou rejeitar cada uma delas. Geralmente, ao final da Reunião de Revisão, o PO e a equipe podem discutir sobre as histórias do Product Backlog, visando obter uma maior clareza na descrição de histórias, que podem não estar explicativas o suficiente para alguma das partes, ou discutir sobre a ordem de priorização das histórias para a próxima Sprint.

Bem, para encerrar o post de hoje, gostaria de lembrar que não é porque estamos trabalhando com desenvolvimento ágil que vamos deixar o histórico de lado. Como vimos, a qualquer momento podemos consultar e ter acesso ao histórico de todas as histórias de nosso projeto.

Até o próximo post!