Aproveitando a carona do Xexéo, podemos falar um pouco mais sobre estimativas.

Qualquer pessoa que trabalhe em projetos sabe a dificuldade que reside em estimar. Muitas vezes ouvimos que tal dificuldade advém do fato da empresa ou organização não possuir um bom histórico de seus projetos ou não ter adotado nenhuma métrica anteriormente. De certa forma, a principal técnica usada no Scrum, pontos de história, ajuda bastante nesses aspectos.

Quando adotamos a “escala” mais usada, baseada na série de Fibonacci, trabalhamos por comparação, sem guardar relação direta com o relógio ou calendário, mas somente avaliando as atividades previstas, cada uma em relação às demais.

Tenho passado boa parte de meu tempo como professor ensinando aos meus alunos modelagem conceitual, onde o principal fundamento é a abstração. Observando a dificuldade inicial dos alunos em descobrir o grau de abstração necessário à construção de seus modelos, me arrisco a dizer que no caso do Scrum, romper a ligação direta entre a estimativa e mecanismos temporais é uma técnica de abstração que realmente facilita o trabalho.

Usando essa técnica, após poucas sprints – períodos de trabalho no Scrum – temos uma velocidade confiável calculada para a equipe, o que praticamente elimina os erros de estimativa. Resumindo, usando o Scrum, em pouco tempo conseguimos superar o fato de não termos mantido históricos de projetos ou adotado métricas na organização. Podemos até dizer que com essa técnica do Scrum reduzimos a complexidade do processo de estimação separando o problema em dois, usando o clássico princípio de dividir para conquistar: Num  momento, calculamos a pontuação e num segundo momento, a velocidade do time.

Não quero afirmar com isso que essa técnica seja a única responsável pelo sucesso com estimativas no Scrum. Dentre outros aspectos do Scrum, o planejamento colaborativo, com a participação da equipe e do P.O., dando legitimidade à carga de trabalho alocada para uma sprint, e a transparência implícita trazida pela “metodologia”, dando total visibilidade sobre o produto sendo desenvolvido, contribuem também para o acerto nas estimativas.

Temos tido bastante sucesso nos nossos projetos usando esse caminho. É hoje muito difícil nos decepcionarmos com alguma estimativa. E a sua experiência? Tem sido boa?