Numa espécie de retrospectiva, não da sprint, mas sim do uso do Scrum propriamente dito, reuni neste post as impressões de membros das equipes com as quais trabalho como Scrum Master, como pontos positivos do uso do Scrum.

 


Depoimento de Diego Marins

Um ponto positivo é a equipe saber o que o product owner quer que seja desenvolvido nos próximos dias (próxima sprint) e ter uma visualização boa do quanto falta para atingir o objetivo (através do quadro de tarefas e do burndown).

Em alguns momentos, fica dificil saber o quanto falta para o projeto (produto) inteiro ficar pronto, já que o product backlog pode ficar gigante e com muitas histórias sem estimativa. Mas a priorização de histórias para a sprint ajuda a ter um escopo definido para as próximas semanas de trabalho e o burndown, junto com o quadro, faz com que a equipe saiba o que falta ser feito.

Outra vantagem do Scrum é a aproximação da equipe com o cliente, ou product owner, possibilitando um retorno melhor para a equipe de que ela está indo no caminho certo (ou não).


Depoimento de Paula Nascimento

1. Reunião diária: acho muito boa a ideia de todos conversarem sobre o que estão fazendo, as dificuldades que estão encontrando, etc. Acho que facilita o desenvolvimento do sistema o fato da equipe trocar ideias, dar sugestões de solução para os demais. Acho até que isso pode fazer o desenvolvimento ser mais rápido.

2. Reunião de planejamento: acho muito legal que as tarefas são estimadas de acordo com o que a equipe acredita ser capaz de finalizar. Acho que as pessoas correm mais atrás de cumprir o que foi definido quando são elas que definem o que tem que ser feito. Acho que aumenta o comprometimento. 

3. Quadro de tarefas: acho que estimula a finalizar as tarefas. Você fica com vontade de ver tudo na coluna "Done" ("finalizado") o mais rápido possível.
 

Depoimento de Luiz Tomaz

Um ponto positivo que eu vejo é a organização do desenvolvimento em períodos curtos de tempo (as sprints). Dessa forma, a equipe pode, de forma pragmática, atacar o inimigo mais próximo e, sentir que o projeto está andando e que algo de valor está sendo feito. Assim, acho mais fácil manter a equipe sempre motivada em grandes projetos. Por outro lado, sempre no fim de cada período o cliente valida o que foi desenvolvido, o que evita jogar trabalho fora, pois como o periodo de desenvolvimento é curto, é dificil desenvolver algo que não esteja alinhado com o objetivo final do cliente.

Outro ponto importante são as reuniões diárias. Em projetos que não utilizam o Scrum, isso seria apenas uma boa prática, que na prática nunca é feita. Em outra empresa que trabalhei em projetos sem uso do Scrum, se eu não ficasse pertubando minha equipe, eu nunca saberia o que a mesma estava fazendo e quanto tempo faltava para o fim da implementação de algo. Também, dessa forma, fica mais difícil alguém ficar enrolando, pois tem que “prestar contas” do tempo que gastou trabalhando no dia anterior e a equipe pode questionar o porque de tanto tempo gasto em uma tarefa que parecia ser relativamente simples.

 

Depoimento de Pedro Rodrigues

1. Simples de aprender e fácil de adaptar;

2. Maior interação entre quem entende do negócio e a equipe de desenvolvedores; e

3. Mais colaboração humana do que burocracia.


Depoimento de Rodrigo Aguas

Transparência no andamento das histórias e tarefas, ajudando na compreensão dos motivos pelos quais estas não foram concluídas, se for o caso.

Responsabilidade pelos resultados da sprint ser da equipe, de forma a intimidar os membros a não enrolarem com o trabalho, pois correm o risco de uns cobrarem aos outros.


Depoimento de Felipe Madureira

Vejo como dois grandes pontos positivos a divisão das histórias em tarefas e o auto-gerenciamento da equipe.

Quebrar a história em tarefas ajuda muito a refletir no que tem que ser feito e ajuda a minimizar as surpresas no meio da execução do projeto. Ajuda muito também em garantir que todas as funcionalidades sejam implementadas, evitando o problema de entendimento da história pela equipe.

O auto-gerenciamento ajuda muito o trabalho da equipe. O comprometimento e o empenho da equipe se deve, em muito, a confiança e a responsabilidade que são depositados na equipe. A equipe se sente integrada ao projeto, ao mesmo tempo que se sente responsável por entregar no prazo.


 

E sua equipe, como ela encara a adoção do Scrum e as quebras de paradigmas? E a sua equipe que não usa o Scrum, também vê pontos positivos na sua forma de trabalho?

Semana que vem apresentaremos o outro lado dessa retrospectiva, ou seja, os pontos que podem se tornar pontos negativos, em qualquer equipe que adote o Scrum e possíveis soluções que podemos adotar para transformá-los de potenciais pontos negativos para pontos positivos.

Não deixe de nos acompanhar na próxima sexta-feira.