Uma das grandes discussões em torno de metodologias ágeis, como por exemplo o Scrum, é a seguinte:

 É válido ou não adotar o uso de uma ferramenta para apoiar o desenvolvimento de projetos Scrum?

Existem dois grupos de pessoas, de um lado estão os "puristas", que pregam que o Scrum deve ser aplicado da forma mais simples possível, utilizando cartões para as histórias, e, quando necessário, quadro branco e post-its para as tarefas, e, do outro lado, estão os que são a favor do uso de uma ferramenta, pois alegam que a utilização de ferramentas sempre serão bem vindas, e com o Scrum não será diferente.

Nesse post iremos contribuir com essa discussão, apresentando algumas vantagens que são percebidas com a utilização de uma ferramenta para gerenciamento de processos Scrum.

A discussão apresentada aqui terá como base os seguintes conceitos chave do Scrum:

AGILIDADE, COLABORAÇÃO, TRANSPARÊNCIA ADAPTAÇÃO.

Com a utilização de uma ferramenta, principalmente se a mesma for web, existe a possibilidade de todos os participantes do projeto proporem histórias e do PO aprovar histórias remotamente, evitando assim que ideias sejam esquecidas por não terem sido registradas em tempo. Essa facilidade aumenta a agilidade, a colaboração dentro da equipe e a transparência com relação ao que deve ser feito.

Outro ponto é a facilidade de poder consulta tudo que já foi desenvolvido dentro do projeto, pois com uma ferramenta, é possível realizar buscas por termos, aumentando novamente a transparência para a equipe do que foi realizado dentro do projeto.

Ainda, com a utilização de uma ferramenta, o andamento da sprint pode ser consultado a qualquer hora e de qualquer lugar, ajudando o Scrum Master a detectar os impedimentos o quanto antes e, novamente, aumentando a transparência para a equipe com relação ao que foi combinado antes da sprint.

Por fim, com uma ferramenta é possível ter armazenado todo o histórico do projeto, concentrando todo o conhecimento do projeto em um mesmo lugar. Isso permite a todos os membros do projeto:

  • consultar histórias já implementadas,
  • verificar o desempenho da equipe em sprints anteriores,
  • analisar o conteúdo das reuniões de retrospectiva e etc.

Com a facilidade de consultar os resultados passados das reuniões de retrospectiva, a adaptação ao Scrum é melhorada, bem como a transparência da equipe, com a disponibilização de todos os dados do projeto atuais e históricos.

Como pôde ser visto, a utilização de uma ferramenta pode trazer diversos benefícios para seu projeto.

Para projetos onde a equipe fica distribuída geograficamente, a adoção de uma ferramenta faz-se necessária, entretanto, para um projeto onde todos da equipe trabalham no mesmo lugar físico, a adoção de uma ferramenta não é obrigatória, mas pode ser considerada como uma grande melhoria no seu processo Scrum.

E você, o que pensa disso tudo? Deixe seu comentário e nos traga sua experiência com a utilização ou não de ferramentas de gerenciamento em projetos Scrum.