Olá pessoal, o post de hoje faz parte da série de 12 posts que iremos trazer para vocês em Abril. Nessa série, usaremos como base as dificuldades levantadas na pesquisa que realizamos durante a promoção de anivesário do ScrumHalf. Esperamos que essa série de postagens ajudem você a reduzir barreiras e consiga melhorar cada vez mais os processos existentes na sua empresa.

O tema de hoje é: Mitos do Scrum. Métodos ágeis estão em alta e muito é dito sobre eles, tanto características boas quanto ruins. O objetivo do post é esclarecer os mitos que os usuários do ScrumHalf nos apresentaram e ajudar a esclarecer a dúvida de muitos.


O primeiro mito e com certeza o mais comum é:


Achava que com Scrum não se produzisse documentação.


Essa afirmação influencia muito na resistência das organizações para a adoção do método. Muitos acreditam que ao utilizar Scrum estarão construíndo softwares que não terão documentação e se tornarão problemas a longo prazo. Essa frase, no entanto, não é verdade. O Scrum é um framework, que define um processo de trabalho.
Boas práticas podem e devem ser inseridas conforme a necessidade da sua organização. Caso sua empresa considere que um determinado diagrama ou documento é necessário, a confecção desse documento deve ser incluída no processo e a história só poderá ser aprovada se o artefato referente a ela estiver pronto.


O que o Scrum procura evitar, com suas constantes inspeções e adaptações, é a criação e manutenção de documentação que não é necessária. Ao decidir pela criação de um artefato, deve-se discutir o motivo para verificar se ele é realmente necessário para o projeto que está sendo desenvolvido. A documentação que é feita “por fazer” é desencorajada pelo Scrum, mas todos os artefatos que forem julgados necessários podem, e devem, ser criados dentro do seu processo Scrum.


Outro mito bastante comum:


Achava que o Scrum reduziria drasticamene os prazos dos projetos.


A verdade não é bem essa. Os métodos ágeis respondem rapidamente a mudanças de requisitos e, além disso, entregam valor constantemente. Nos modelos tradicionais, como o modelo em cascata por exemplo, o software é produzido como um todo antes de ser entregue ao cliente. Dessa forma, só há valor no produto após todo ele ter sido construído. Além disso, qualquer necessidade de mudança ocasiona em um grande custo.


O Scrum é um método iterativo e incremental. Isso significa que a cada sprint será apresentado para o cliente um pedaço do software funcionando. Dessa forma, gradualmente vai sendo entregado valor ao cliente. A priorização do product backlog é feita de forma que a funcionalidade que será entregue primeiro é a que tem mais valor para o cliente. No entanto, isso não significa que o produto como um todo será entregue antes.


Usar métodos ágeis não garante que você irá reduzir o prazo de seu projeto, mas sim que você terá capacidade de reagir rapidamente a mudanças de requisitos e o cliente terá, periodicamente, funcionalidades pontuais do sistema entregues.


Espero que ao final desta leitura você esteja mais esclarecido sobre mitos e verdades do Scrum. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre esses mitos ou você possua alguma dúvida em relação a outro tema, deixe seu comentário abaixo!