Venho a algum tempo atuando como PO em diversos projetos, inicialmente tive muitas dificuldades pois os velhos hábitos foram muito difíceis de superar, e às vezes eles ainda vem me assombrar.
Como sempre tive contato muito direto com as equipes de desenvovlimento, sempre me metia no trabalho deles, muitas vezes apenas por curiosidade, e hoje percebo que muitas vezes atrapalhava mais que ajudava no andamento dos projetos.
Desenvolver projetos ágeis é um grande desafio, necessita do comprometimento da equipe, envolvimento do cliente, resolução rápida dos impedimentos, tomadas de decisão por parte do PO, que muitas vezes você será questionado posteriormente por seus superiores. A última coisa que um projeto ágil precisa é um PO que fique atrapalhando o trabalho.
Seguem algumas dicas, que eu entendo que todos os POs deveriam seguir:
1. Paciência
Não adianta passar todas as histórias do projeto para a equipe e esperar que eles entendam tudo que você falou, isso apenas confunde a equipe e não ajuda no bom andamento do projeto.
Descreva da melhor maneira possível as histórias, e caso seja necessário escreva uma especificação para orientar a equipe.
2. Confiança
Uma das coisas mais importantes na relação da equipe scrum com o PO é a confiança, e um dos maiores fatores para se construir uma relação de confiança é a previsibilidade. Faça o que foi combinado e se aparecer algum problema me avise.
Parece simples, mas para isto funcionar tem que haver muito comprometimento e cumplicidade entre a equipe e o PO.
Eu tenho uma frase que minha equipe já não aguenta mais ouvir. EU ODEIO SURPRESAS.
3. Coragem
Tenha coragem para tomar as decisões difíceis, às vezes dar dois passos para trás evita que você caia no abismo dando o próximo passo a frente.
4. Conhecimento
Entenda o seu projeto, voce é a referência da equipe, voce é o navegador, se escolher o caminho errado o barco não vai chegar onde deve.
5. Disponibilidade
Esteja disponível, sua equipe precisa de você. Muitas vezes somos soterrados por e-mails, reuniões, compromissos, posts para escrever, mas se o PO nao estiver disponível para orientar a equipe quando eles precisam todo o esforço fica comprometido e isto é muito frustrante para todos.
Ricardo Gondim, Gerente de TI da CNseg
Oi Gondim,
Você abordou um tema muito importante ao falar do Product Owner. O sucesso de um projeto Scrum depende do trabalho bem feito e do compromisso da equipe Scrum, do Scrum Master e também do PO. Além disso, o sucesso depende muito da comunicação entre todos esses.
Como parte da equipe Scrum, eu vejo dois pontos importantes na comunicação entre equipe e PO para que a Sprint tenha maiores chances de ter sucesso:
– Descrição da História: A equipe precisa saber exatamente o que o PO espera de uma história que fará parte do Sprint Backlog. Você falou da boa descrição logo no sua primeira dica, e eu concordo. Se a equipe tiver um entendimento errado do que precisa ser feito, o resultado no final da Sprint não será o esperado pelo PO.
– Prioridade da História na Sprint: No planejamento, as histórias são selecionadas para a Sprint em comum acordo entre equipe e PO, com base na velocidade da equipe. Por isso, espera-se que tudo seja feito e apresentado na revisão. Porém, alguns imprevistos podem aparecer durante a Sprint, comprometendo o trabalho e fazendo com que nem tudo fique pronto.
Quando isso acontece, é importante que a equipe saiba as histórias mais importantes daquela Sprint para o PO. Dessa forma, mesmo que nem tudo seja finalizado, o PO ainda pode ficar satisfeito com o desempenho da equipe, pois o que era prioritário ficou pronto.
A prioridade pode ser indicada pela ordem das histórias no quadro de tarefas e também pela meta da Sprint, mas a melhor opção é sempre deixar o PO ciente do que está acontecendo e conversar nesse momento para saber o foco da equipe nos próximos dias de trabalho.
Obrigado pela contribuição com o post! É sempre bom ler sobre a experiência de um Product Owner.