Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Adapte-se!

Olá, no post de hoje eu quero compartilhar com vocês a importância de se adaptar às mudanças de caminho que podem acontecer durante um projeto.

Para demonstrar o que quero dizer cito como exemplo um caso do projeto em que trabalho. Trabalhamos no desenvolvimento e manutenção de um produto (que já está em produção) para uma empresa. Em nosso ambiente de desenvolvimento tentamos reproduzir, o mais fiel possível, o ambiente de produção. Com essa abordagem, temos o intuito de tentar minimizar as possíveis diferenças que podem surgir devido a essa diferença de ambiente.

Algumas funcionalidades do sistema em produção vinham apresentando problemas de performance e, por consequência, a lentidão dessas funcionalidades estava incomodando os usuários do sistema.

 

Esse é um tipo característico de problema que não seria possível resolver rapidamente em nosso ambiente de desenvolvimento. Afinal, o ambiente de produção possui características próprias como banco, rede, número de acessos simultâneos, que por mais que tentássemos reproduzir em nosso ambiente de desenvolvimento não apresentaria um comportamento exatamente igual ao ambiente de produção.

Para resolver essa situação e não comprometer o andamento da Sprint (é isso aí! Temos que atacar o problema e manter as histórias da Sprint em andamento!), combinamos que metade da equipe continuaria trabalhando normalmente nas histórias da Sprint e, a outra metade, se deslocaria para resolver o problema trabalhando no ambiente de produção.

É importante ressaltar a importância do comprometimento de todos para que essa estratégia pudesse funcionar:

  • A parte da equipe que ficou com as histórias da Sprint tinha consciência que teria menos ajuda naquele período;
  • A outra parte da equipe se disponibilizou a modificar sua rotina (adapte-se!) e ir trabalhar em outro local;
  • O PO também entra na brincadeira. Ele se comprometeu a dar as condições e o suporte necessário para receber a equipe no ambiente de produção.

Bem, o fim dessa história é que após dois dias de trabalho a equipe conseguiu dar uma solução para o problema. Mas o recado que quero deixar através desse post é a importância de se adaptar às circunstâncias que podem surgir no andamento de um projeto. E isso está diretamente ligado com o comprometimento, um dos valores do desenvolvimento ágil.

Até o próximo post! E se quiser saber mais sobre outros valores, fica a dica: Valores do Desenvolvimento Ágil