Comments on: Ainda estimando… https://blog.myscrumhalf.com/en/ainda-estimando/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ainda-estimando Learn Scrum and Agile, to help your agile transformation, using ScrumHalf's Blog that has more than 10.000 new visitors monthly. Tue, 18 May 2021 15:18:47 +0000 hourly 1 By: José Rodrigues, CSM, Diretor-Executivo GPE Ltda. https://blog.myscrumhalf.com/en/ainda-estimando/#comment-89 Sat, 05 Mar 2011 23:08:36 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=113#comment-89 In reply to Cláudio Pires.

Cláudio,
acho que você tocou num ponto super importante: equipe Scrum não tem espaço para enrolador! 🙂
Normalmente, se tudo andar bem no time, o enrolador literalmente pede para sair. Quando isso não acontece e a chefia não percebe, a equipe pede para ele sair… rsrs
Isso é mais uma das inúmeras vantagens do Scrum. O comprometimento que brota da equipe e a transparência que surge com o uso do Scrum mudam a forma de trabalho. Não só ajudam a aumentar a produtividade, mas tornam o trabalho mais agradável, pois todos se sentem literalmente no mesmo barco, remando no mesmo ritmo.

]]>
By: Cláudio Pires https://blog.myscrumhalf.com/en/ainda-estimando/#comment-82 Sat, 05 Mar 2011 14:53:19 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=113#comment-82 Em resposta ao questionamento “e a sua experiência? tem sido boa?”, confirmo que, rapidamente, se obtém um bom conhecimento sobre adequadas estimativas no Time e me permito acrescentar que isso, também rapidamente, destrói qualquer membro mais preguiçoso, menos comprometido, “nó-cego”, egoísta em compartilhar ou mesmo mentiroso. A plena visibilidade faz emergir a necessidade de plena confiança…e confiança não é um valor muito tratado em diversas metodologias de desenvolvimento. Se a maturidade permitir, o Time deslancha! 😉

]]>
By: José Rodrigues, CSM, Diretor-Executivo GPE Ltda. https://blog.myscrumhalf.com/en/ainda-estimando/#comment-5 Sun, 23 Jan 2011 16:38:54 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=113#comment-5 Oi Leonardo,

visto a sua reação, acredito que as coisas não estejam sendo tão fáceis. Para tentar aliviar um pouco a frustração, aí vão alguns lembretes:

1- O Scrum é um framework e, portanto, perrmite a sua adequação a diferentes necessidades de projetos. Flexibilidade e adaptação são chaves, inclusive para o próprio framework;

2- Mudança sempre demanda algum esforço. Talvez valha a pena investir um pouco em gestão de mudanças; e

3- Finalmente, lembre-se: "O Cliente tem sempre razão".

Obrigado pelas palavras gentis e volte sempre. Mantenha-nos informado sobre a sua aventura.

Um abraço,

Rodrigues.

]]>
By: Leonardo Sant'Anna https://blog.myscrumhalf.com/en/ainda-estimando/#comment-4 Sat, 22 Jan 2011 22:38:34 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=113#comment-4 Em primeiro lugar quero dizer que é uma honra compartilhar ideias e experiência com dois grandes professores, no qual tive oportunidade de conhecer e aprender muito com ambos.
Como grande entusiasta do métodos ágeis e atualmente implementando o framework do scrum na elaboração de projetos (fase de análise) ainda vejo como a cultura de ensinada a anos sobre uma “data final” para entregar algo ainda é o mais importante do que o produto funcionando e trazendo valor a organização.

Tenho visto inclusive, profissionais modificando o scrum e adicionando nele conceitos empregados no modelo cascata só para agradar a falta de abstração do cliente em entender essa “mudança” nas entregas entre as duas metodologias.

Parabéns pelo blog e postarei mais informações durante essa empreitada que estou atualmente …

Leonardo Sant’Anna – CSM

]]>