É muito comum ouvir de pessoas iniciantes no mundo ágil dizerem que "Agilidade é entregar mais rápido". Isso é uma distorção que a palavra em si remete, já que agilidade -é a qualidade de ágil e ágil, em uma das definições que consta no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa – que se move com facilidade, ligeiro, veloz (adj.2g).

Mas e aqueles que já não são mais iniciantes no mundo ágil? O que eles dizem sobre agilidade?

Do livro "The Art of Agile Development" há uma descrição que gosto muito que diz (do original):

"Agile development, like any approach to team-based software development is a fundamentally human art, one subject to the vagaries of individuals and their interactions. To master agile development you must learn to evaluate myriad possibilities, moment to moment, and intuitively pick the best course of action".

Agilidade é estar aprendendo sempre.

Não há fórmula padrão ou receita de bolo. Cada equipe trabalha de forma diferente, mas todas com o mesmo objetivo – que não é entregar mais rápido – que é entregar qualidade. É entregar valor.

Os autores desse livro associam agilidade com sucesso. E o desenvolvimento ágil foca em alcançar sucesso pessoal, técnico e organizacional.

Sucesso organizacional

Agilidade foca em entegar valor e reduzir custos, ou seja aumenta o retorno no investimento.

Sucesso técnico

Agilidade permite que o foco além da entega de valor seja entregar com qualidade. Entregar um código com alta manutenabilidade.

Sucesso pessoal

Como o nome diz é pessoal, mas exemplos que os autores citam são:

   – executivos e senior managers apreciarão o foco da equipe em entregar sólido retorno nos investimentos e um software com longeividade.

   – usuários apreciarão o foco na entrega de software com funcionalidades realmente úteis e de valor em uma frequência menor.

   – donos do produto ficarão satisfeitos por poderem mudar a direção quando houver mudanças nos negócios sabendo que a equipe é comprometida e aberta a mudanças.

   – desenvolvedores apreciarào a o aumento da qualidade técnica de seus trabalhos e a autonomia que passam a ter, podendo estimar seus trabalhos e definir como irão se organizar para entregá-los.

E sucesso não é como um objetivo que após alcançado o trabalho e esforço chegaram ao fim. Sucesso é um estado, que precisa ser cuidado e mantido. E para isso é preciso a todo tempo estar aprendendo. Aprendendo a fazer diferente, a remover os disperdícios, a lidar com pessoas… Aprendendo a ser ágil. 

Agilidade é dinâmica, é movimento. Para ser ágil é preciso estar aberto a aprender continuamente e sempre.


Referência:

– Art of Agile Development

James Shore & Shane Warden

O'Relly Media, 2008