O Burndown Chart, ou gráfico de Burndown, é um dos recursos que o Scrum nos oferece para vermos o andamento dos trabalhos em uma Sprint. A principal função do Burndown deve ser apontar discrepâncias entre o combinado e o realizado, no sentido de permitir a devida intervenção. Quando falamos intervenção estamos querendo falar sobre a análise do time do cenário em que se encontra, para identificar possíveis problemas e efetuar correções, sempre que possível.

É evidente que nem todo atraso na realização de tarefas, ou falhas de entrega do time ao final da Sprint, pode ser remediado. Entretanto, esses problemas nunca devem passar despercebidos e o Burndown é um grande auxílio nesse aspecto, sinalizando que algo pode não estar indo como previsto. Ele serve como uma alerta, para que o time analise o quadro atual e o que será necessário fazer para entregar o combinado, ou até para adicionar novas atividades, entregando mais do que o combinado.

No entanto, infelizmente, muitas vezes esse gráfico tão simples e útil, é mal empregado e acaba trazendo prejuízos ao invés de benefícios para o time. Vamos dar uma olhada nos 3 principais vícios na utilização do gráfico de Burndown.

Controlar o Time

Não é vigiando o Burndown para avaliar o trabalho do time que as coisas vão mudar. Na verdade, esse tipo de atitude atrapalha muito o funcionamento da agilidade. Na agilidade todos trabalham com comprometimento absoluto. As pessoas são empoderadas para resolverem problemas e atuarem da melhor forma possível.  O controle indevido acaba se tornando um estopim para o início de uma crise na equipe. Acaba gerando contrariedade entre PO e time, com acusações mútuas que podem desencadear crises muito mais sérias. O gráfico de Burndown não deve ser utilizado com uma ferramenta para exercer o Comando e Controle.

Comparar Times

O Burndown também não é ferramenta para comparar times. Aliás, na Cultura Ágil, a preocupação deve ser muito maior em motivar do que comparar desempenho. O objetivo não é dar “pressão” no time, mas trabalhar junto com o time, buscando pontos de melhoria, para cada vez mais aumentar a eficácia e eficiência. O próprio sistema de pontuação de histórias, velocidade, e planning poker, utilizados na maioria dos times Scrum, não permite comparações entre equipes. É um sistema de pontuação sem uma referência única, onde cada time estabelece suas referências e seus valores de acordo com as suas percepções e capacidades, dentro de seus respectivos cenários. A utilização do Burndown para comparação de times além de inapropriada e sem nexo, é improdutiva.

Medir Performance

A performance do time de forma ampla é avaliada pelo cumprimento do combinado. Isso de uma forma geral acaba sendo feito conjuntamente durante a Retrospectiva, em função do resultado da Revisão. Acontece que, em alguns casos, membros do time, ou mesmo participantes externos, acham que podem utilizar o Burndown para avaliar o desempenho do time durante a Sprint. Ficar medindo performance através de indicadores como o Burndown, além de não ser adequado, cria um clima de desconfiança prejudicial, e acaba levando ao primeiro vício que citamos, o de tentar controlar o time, utilizando o modelo de Comando e Controle.

É importante que todos os envolvidos com o Scrum entendam que o Burndown é um mecanismos de transparência, de awareness, e não uma ferramenta de medição de desempenho para uso numa estrutura de Comando e Controle. O propósito do Burndown é dar visibilidade à evolução dos trabalhos, para permitir que o time faça a devida análise do mesmo, considerando o cenário e o momento que se encontram. Existem outras métricas bem interessantes que podem ajudar o time. Entretanto o Burndown deve, e precisa, ser usado de forma útil e frequente para ajudar o time a dar o seu melhor.

Como vocês estão usando o Burndown no seu time? O Burndown tem ajudado? Conta para a gente.