Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Hoje falaremos sobre o design no Scrum abordando um ponto de vista diferente. Trataremos de um ponto muito importante na aceitação de uma nova aplicação. Talvez um dois mais importantes, já que um usuário só está feliz quando a navegação em uma aplicação é rápida, com telas diretas e intuitivas.

Mas o que um Designer com foco na experiência do usuário (ou UX Designer na tradução para o inglês: User Experience Designer) faz?

O UX designer cria interfaces amigáveis do ponto de vista do usuário (e não do desenvolvedor ou do gerente do projeto) utilizando conceitos de usabilidade, ergonomia e navegação. O seu foco é a experiência do usuário, ou seja, seu dever é prover a melhor experiência, conforto e praticidade ao usuário.

Existem alguns princípios que os UX designers se baseiam para garantir o foco do usuário. Como exemplos teremos:

  • Nas funcionalidades do sistema não devemos por obstáculos ao usuário, tudo deve ser transparente e direto. O usuário quer resultados rápidos, se você não oferece isso a ele, ele acaba desistindo.
  • Forneça poucas opções. O usuário normalmente fica perdido entre muitas escolhas e, frequentemente, vai até uma funcionalidade que ele não esperava. Isso faz muitas vezes o usuário desistir.
  • Tenha um sistema eficiente. O usuário gosta de interfaces com fluidez, de rápida absorção e contextualizada.
  • Forneça atalhos. Usuários avançados gostam de atalhos para navegar nas telas, a experiência do usuário evolui muito neste sentido.

Existe uma série de outro objetivos para um UX Designer. Estes listados acima são somente alguns deles. Mas onde entra o Scrum nesta história?

O UX Designer pode ajudar no planejamento das User Stories no Planejamento da Sprint, é importante prever as funcionalidades com características de usabilidade como as descritas acima. E a equipe de desenvolvimento deve estar em sintonia com UX Designer para que a implementação da interface seja tão fluida quanto o UX Designer espera.

Então o UX Designer tem 3 papéis importantes na definição das histórias:

Antes da Sprint: Produzir especificações para as Users Stories que serão implementadas pelos desenvolvedores, ajudando o PO a definir melhor os requisitos de usabilidade das funcionalidades.

Durante a Sprint: Responder a mudanças de Requisitos do usuário para ajudar a equipe de desenvolvimento a terminar as histórias da Sprint de forma satisfatória.

Depois da Sprint: Rever o trabalho com foco na Experiência do usuário.  Devemos tentar obter dados numéricos sobre como o usuário está se comportando com a(s) nova(s) funcionalidades. Devemos procurar saber se está satisfatório ou não, a nova experiência do usuário. Para isso, podemos utilizar ferramentas de medição como o Google Analytics, dentre várias outras.

O UX designer se encaixa com membro da equipe Scrum, dando apoio para que seja possível concluir a Sprint de maneira positiva. O UX designer também pode auxiliar na definição do trabalho futuro e pode ajudar a rever o trabalho concluído pela equipe, sempre mantendo o foco na experiência do usuário.