O carnaval se aproxima, e os foliões já estão de plantão… animados para curtirem o carnaval.
Em alguns projetos a equipe termina os trabalhos na sexta retornando apenas na quinta após o carnaval. Isso, quando não há aqueles que aproveitam para enforcar a quinta e a sexta após o carnaval utilizando alguns dias de férias ou horas extras!
Como proceder nesse caso, onde praticamente uma semana de trabalho será perdida na sprint?
Aumentamos o tempo da sprint deixando-a para terminar uma semana após o prazo previsto? Dessa forma, a entrega se dará três semanas após a última entrega.
Ou… Mantemos o timebox padrão da sprint? Dessa forma a entrega se dará no tempo padrão.
O Scrum ressalta a importância de não alterarmos o timebox das sprints ao longo do projeto. A não ser no caso de ajuste do processo, quando a equipe percebe que o timebox que está sendo usado não está adequado para o projeto por diversos motivos:
* Sprints longas favorecem a síndrome do estudante e a equipe reconhece que as entregas ao final da sprint poderiam ser maiores;
* Equipe ou PO estão cansados ou com dificuldades de manter o ritmo das reuniões com sprints tão curtas, preferindo aumentar o tempo; e
* Há mudanças constantes no product backlog, de forma que sprints mais curtas são melhores para atender essas mudanças.
Se a decisão, nesse caso, for manter o timebox , no planejamento da sprint essa questão deve ser levada em consideração. A equipe e PO devem ter em mente, ao selecionar os itens para o sprint backlog, de que não será possível manter a mesma velocidade padrão, devendo reduzir pontos do total a ser entregue ao final da sprint. Mas quanto reduzir?
Por outro lado, o Scrum é um framework, ou seja, ele não diz o que fazer a cada problema. A equipe que deve decidir o que fazer em função das suas características e necessidades. Com isso, optar por aumentar em uma semana o tamanho da sprint é uma opção que pode ser levada em consideração.
O mais importante ao tomar essa decisão é que fique transparente, para todos os comprometidos no projeto, como serão os horários da equipe durante a semana do carnaval. Ocorrerão ausências de membros da equipe? Outros darão plantão nos dias de carnaval? Os membros que ficarem cobrirão o trabalho dos que folgarão quinta e sexta, para manter a velocidade da equipe? Por outro lado quais são as expectativas do PO para essa sprint?
Essa transparência é importante para que equipe e PO cheguem a uma solução favorável a ambos.
Em nossos projetos optamos por estender a sprint em uma semana para que a velocidade da equipe fosse mantida ao se planejar as sprints. Não vimos necessidade de realizar reuniões de final de sprint com pouco tempo trabalhado na mesma.
Claudio, você tocou num ponto importante: Rotina. Tenho percebido que a rotina favorece o comprometimento de todos com o projeto. Ter as cerimônias de final e início de sprint ocorrendo sempre em dias da semana já conhecidos por todos (ex.: 3a fim de sprint, 4a início) faz com que o PO não se comprometa com outros eventos nesses dias da semana. Assim como a equipe que evita agendar eventos pessoais nessas datas. Para equipes que tenham pessoas trabalhando no regime de 20h por semana ter essa rotina faz com que estes já planejem sua grade de horário de trabalho de forma a estarem presentes nas cerimônias. Sendo assim, em nossos projetos, feriados ao longo da semana (não me refiro ao carnaval), em geral, não interferem na data de término da sprint.
Uma dificuldade que já experimentei, após 1 ano de Scrum contínuo, foi: "quando promover algum relaxamento ao time?"…afinal, as cerimônias são "simples" de entender, mas não "fáceis" de manter no ritmo desejado. E os resultados colhidos são tão óbvios e numerosos, que deve haver preocupação com recompensas para o time maduro. Feriados, como o Carnaval, serviam, não-oficialmente, nesse sentido de "afrouxar" de tanta produtividade. Dias úteis me parecem perfeitos matematicamente, mas, no longo prazo, como criar necessários intervalos? Outra dúvida é que todos acabamos tendo nossas favoráveis rotinas (2a. feira: priorização e planejamento; 6a.feira: revisão e retrospectiva; etc).
Concordo Xexéo. Acho que a ideia de "timebox", apesar de estar intimamente relacionada com o estabelecimento de uma "data limite" (deadline), também guarda uma forte ligação com o cálculo da velocidade do time. De uma forma geral, espera-se que um intervalo calendárico corresponda sempre a uma mesma quantidade de dias úteis e pequenas variações não causam grande impacto. Porém, em alguns casos, as variações não são tão pequenas. O nosso carnaval é como se fossem umas "férias coletivas" e, na minha cabeça, não faz muito sentido conduzir uma sprint de trabalho com todo o time de férias.
Acho que a Sprint tem que ser calculada em DIAS ÚTEIS e não em "semanas" ou dias corridos. Simples e direto.