Estratégia ScrumMudanças de mercado, como as recorrentes crises que vivemos, aparecimento de novos clientes estratégicos para a empresa, novas possibilidades de uso do produto, são todos fatores que podem afetar um projeto Scrum de longo prazo.Quem analisa superficialmente o Scrum pode criticar a falta de visão de longo prazo. Se trabalhamos uma sprint de cada vez, fazendo o que é mais prioritário a cada sprint de acordo com o que determina o Product Owner, será que o sistema chegará ao final como deve planejado no início, de acordo com a estratégia da empresa ou do produto?

Minha primeira resposta é que um software feito com Scrum nunca chega ao final exatamente como planejado. O principal motivo é que planos feitos sem o produto sempre possuem alguma falha de percepção. Dividir o processo em múltiplas iterações permite que entendamos melhor como o software funciona e como ele se encaixa no ambiente, o que causa modificações ao longo do percurso. Como um bom método ágil, Scrum dá “boas vindas” as modificações ao longo do projeto.Quanto a estratégia, o problema é maior. Uma questão que não está incluída no Scrum, mas que deve ser uma preocupação constante, é o alinhamento do projeto com a estratégia da empresa ou do produto. Para um projeto com o planejamento todo feito no início, esse alinhamento é facilmente feito, porém com o defeito de não acompanhar a estratégia se ela mudar, a não ser que haja algum mecanismo de revisão ao longo do projeto.

No Scrum também devemos ter um alinhamento inicial com a estratégia. Ele deve ser desenvolvido no “pré-jogo” ou na “sprint zero” e pode ser descrito na visão do sistema e detalhado na forma que o plano de releases é feito.Porém, ao longo de um projeto realmente ágil, é dever do Product Owner manter um olho na estratégia e como ela está sendo atingida, ou não, e outro no produto sendo construído. A priorização das atividades e mesmo uma possível revisão do plano de releases e da visão deve ser feita  quando necessária e deve refletir no Product Backlog. Alinhar constantemente o Product Backlog com a visão estratégica da empresa ou do produto e uma das funções principais do PO.