Compromissos: Entregar, Entregar, Entregar

Mais uma vez, ao dar um curso de Scrum pude aprender enquanto explicava. A partir de uma pergunta, que tenho que confessar que nem me lembro mais qual foi, construí uma resposta que me fez concluir que uma das forças dos Scrum é o intenso compromisso com a entrega, e que esse compromisso se realiza em três níveis.

O primeiro compromisso é do time com a entrega da Sprint. Ou seja, nas reuniões de planejamento o time se compromete fortemente a entregar o combinado. Esse compromisso não vem apenas da promessa de entrega, mas também do fato que é o time que define o que pode ou não ser feito dentro da Sprint, de acordo e em negociação com o Product Owner. Ora, se o time participou da decisão do que pode ser feito dentro da Sprint, o compromisso se torna muito mais forte do que se receber “como ordem” a lista de histórias. Entregar a Sprint é a “primeira Entrega”.

O segundo compromisso é também do time com a entrega da história. Ao dar andamento na Sprint o time deve realizá-la história por história, pois assim estará sempre comprometido. Como praticante do Scrum, demorei a entender a importância de atacar as histórias uma a uma e na ordem de prioridade, mas quando incorporamos essa prática fica claro que é o caminho certo, pois ela incorpora o valor do compromisso. Todo o time deve estar compromissado em acabar a história que está executando, deixando-a no estado de pronta e removendo todos os obstáculos. Entregar a história é a “segunda Entrega”.

O terceiro compromisso é pessoal, do membro do time com a entrega da tarefa. Ele assume esse compromisso no momento que escolhe a tarefa na frente de seus pares e se auto-impõe o desafio de realizá-la. Entregar a tarefa é “trabalho significativo”, no sentido em que entendemos o efeito dela no compromisso do time de entregar a história e, consequentemente, no compromisso de entregar a Sprint. Entregar a tarefa é a “terceira Entrega”.

Após essa explicação me veio um novo mantra para o Scrum:

Entregar! Entregar! Entregar!

Não como uma repetição sem sentido, mas com o significado que estamos sempre compromissados em entregar a Sprint, entregar uma história e entregar a tarefa que estamos executando. O primeiro compromisso explica o segundo que explica o terceiro. Visto por outro lado, o terceiro compromisso viabiliza o segundo que viabiliza o primeiro.

Fica claro para mim que essa é mais uma explicação para o sucesso do Scrum: cada tarefa realizada significa algo para o projeto, pois ela é um passo visível (e o quadro de tarefas ajuda essa visibilidade) para entregar a história, que por si é um passo visível para entregar a Sprint.

Dar significado ao trabalho é um dos segredos de profissionais motivados.

Então, vamos lá: Entregar! Entregar! Entregar!