GERAR IDEIAS (GENERATE INSIGHTS). Essa é a 3a etapa da Reunião de Retrospectiva, conforme apresentado no 1o post da séria Retrospectiva Ágil.
O objetivo dessa etapa é extrapolar. É pensar não em apenas uma única solução, mas diversas soluções aplicáveis a cada problema ou situação em questão. É pensar em como podemos fazer diferente!
“It’s easy for people to jump to solutions once problemas emerge. First solutions may be correct, but often they’re not.” (Esther Derby and Diana Larsen – Agile Retrospectives)
Gerar ideias é basicamente fazer um Brainstorming, onde o desafio é gerar o máximo de ideias possíveis sem se preocupar se realmente serão aplicáveis ou não. Se são bobas ou não. Se são criativas ou não, Se são originais ou se foram formadas com base em outras ideias…
O importante nessa etapa é não julgar a sua ideia e nem a dos outros. A etapa seguinte da retrospectiva que terá o objetivo de selecionar algumas das ideias para montar a solução.
É importante reservar para essa etapa entre 20% a 30% da duração total da reunião de retrospectiva. Ou seja, para uma retrospectiva de 2 horas, reserve uns 25 a 40 minutos.
A técnica dos 5 porquês (5 whys) é bem interessante para ser usada nessa etapa. Pode-se dividir a equipe em grupos menores onde cada grupo pode trabalhar um problema usando essa técnica. A vantagem dessa técnica é aprofundar para chegar no real motivo do problema e assim construir melhores soluções. Por isso que as primeiras soluções para um problema nem sempre são corretas, pois podemos estar atuando na consequência de um problema e não na causa do mesmo.
“Generating insights help the team to step back, see the big picture, and delve into root causes.” (Esther Derby and Diana Larsen – Agile Retrospectives)
Para finalizar listo abaixo os posts anteriores da série:
1. Retrospectiva Ágil
2. Aprendizagem Contínua Ágil
3. Preparando o Palco para a Retrospectiva – 1a Etapa
4. Colhendo Dados na Retrospectiva – 2a Etapa
Referências
[1] – Agile Retrospectives. Making Good Teams Great, Esther Derby & Diana Larsen, The Pragmatic Programmers