O conceito "História Preparada" indica que uma história já pode ser estimada pela equipe de desenvolvimento, a fim de poder ser incluída em uma sprint.
A definição de "preparada" é elaborada em comum acordo entre a equipe de desenvolvimento e o PO e pode variar de equipe para equipe e também entre projetos.
O acordo entre equipe e PO é necessário para que exista a preocupação de preparar a história antes do planejamento da Sprint.
Em alguns projetos mais simpes, é possível que as histórias sejam compreendidas apenas com seu título e sua descrição. Porém, em outros projetos pode ser necessário o preparo diagramas de classes, casos de uso e outros artefatos. Caso a equipe precise desse tipo de documentação para poder estimar uma história, é recomendável que essa documentação seja elaborada antes do planning poker, para que a história seja bem pontuada e, dessa forma, ter menos riscos de ser reprovada no final da sprint.
Se, nesse caso, o acordo de "História Preparada" incluir a apresentação de tais documentos (casos de uso, descrição dos requisitos, etc) isso passa a ser responsabilidade do PO e para isso é possível que o PO precise de uma equipe especializada para atender esse acordo. Essa equipe deve trabalhar no preparo da história antes da equipe de desenvolvimento implementá-la.
Um exemplo disso é a necessidade de designers responsáveis pela elaboração de telas, ícones e outras imagens que possam ser úteis durante o desenvolvimento de algumas histórias. Nesse caso, é possível que eles também formem uma equipe Scrum, adotando uma estratégia onde eles fiquem responsáveis pela construção dos artefatos em uma sprint que anteceda a sprint de desenvolvimento. Com isso, a arte elaborada numa sprint pela equipe de designers pode ser aproveitada em seguida na realização da história. Com o planejamento adequado é possível fazer com que essas duas equipes trabalhem na mesma história em sprints seguidas, agilizando a construção do produto.
Resumindo, definir os critérios que indiquem que as histórias estão preparadas é importante, pois auxilia a equipe na estimativa das histórias e também auxilia o PO no planejamento das sprints.
Iniciar uma sprint sabendo exatamente o que deve ser feito em cada história é fundamental para uma produtividade alta da equipe de desenvolvimento. Quanto maior o conhecimento sobre cada história, seja a partir de modelos ou simplesmente de uma descrição bem feita, maior a probabilidade de sucesso no final da sprint.