designOlá pessoal! Hoje estou aqui para falar mais um pouco sobre a minha experiência como designer trabalhando com scrum.

 

Falarei um pouco das dificuldades em se ter uma equipe de design que provê recursos para outra equipe, a equipe de desenvolvimento da aplicação. Então vamos lá.

 

Eu já havia falado em outros posts sobre a importância do time nas sprints tanto nas estimativas quanto na velocidade da equipe. Mas hoje vamos focar na integração das sprints da equipe de design com as sprints da equipe de desenvolvimento da aplicação, aproveitando que estamos passando por isso atualmente.

 

Estamos reformando completamente o design de uma aplicação, colocando novas features, mudando totalmente a arte das telas, mudando os menus, substituindo formas de apresentação, e etc. Para que tudo seja devidamente implementado, minimizando os desperdícios, criamos uma forma de se trabalhar que vou compartilhar com vocês como tem sido essa experiência.

 

Em primeiro lugar, como tínhamos a aplicação já funcionando com o design antigo, a equipe da qual faço parte ficou responsável por criar o novo design enquanto a equipe de desenvolvimento da aplicação não foi interrompida e deu continuidade no trabalho de melhoria a aplicação. Assim, criamos toda a arte conceitual, e depois começamos a fazer os htmls, css e javascripts que eram necessários para a visualização e comportamento das telas.

 

Após algumas sprints da equipe de design, o desenvolvimento da aplicação antiga foi interrompido e a equipe de desenvolvimento da aplicação começou a trabalhar na aplicação das novas telas. Continuamos as novas sprints de design, mas agora metade do nosso esforço (ou um pouco menos) é destinado a solucionar problemas de integração que a equipe de desenvolvimento encontra durante a aplicação do novo design.

 

Um problema que tivemos foi por causa da nossa sprint ser de duas semanas. Por conta deste timebox, só podíamos fornecer as novas modificações ao fim de duas semanas, e por conta disso, muitas histórias de desenvolvimento não ficam prontas ao final da sprint deles. Então, reduzimos o timebox para uma semana, e toda semana conseguimos fornecer as correções solicitadas pela equipe de desenvolvimento da aplicação, necessárias para que as histórias fiquem prontas ao final da sprint deles.

A migração ainda está ocorrendo, mas tem funcionado muito bem conosco.

Essa foi minha experiência, e você, faz diferente na sua empresa? Compartilhe conosco!