O Product Owner de uma equipe Scrum possui a responsabilidade de manter o Product Backlog organizado e priorizado. Sua priorização indica as próximas histórias que serão trabalhadas pela equipe e, com isso, indica também as novas funcionalidades que serão desenvolvidas. Nesse post vou falar sobre a importância da criação de eventos e metas no Google Analytics, que são capazes de medir que funcionalidades de um produto de software são mais utilizadas pelos usuários, facilitando assim o planejamento do Product Owner para as próximas sprints.

Para o caso de um projeto Scrum que seja um produto de software voltado para um público externo, o Product Owner precisa avaliar o que vai agradar aos usuários, sem pensar apenas no que ele gostaria que o produto tivesse. Durante a fase de desenvolvimento, essa é uma tarefa mais difícil, pois ainda não existe um feedback dos usuários e as ideias para o produto acabam vindo de quem está trabalhando nele. Porém, após o sistema entrar em produção, é possível acompanhar os usuários para saber que funcionalidades estão sendo mais utilizadas. Essa medição é muito importante para planejar os próximos passos e essencial para a evolução do produto.

Ao longo do desenvolvimento diversos erros são cometidos. Alguma funcionalidade que todos pensavam que seria um sucesso pode não estar sendo realmente útil para os usuários. Mas nessa fase é normal errar, e o acerto acontece aos poucos, através da medição do que está agradando e do que não está, e o Scrum é favorável à inspeção e adaptação ao facilitar que problemas sejam encontrados e resolvidos rapidamente, graças às suas sprints curtas.
 
Uma ótima maneira de medir a utilização de um sistema é através do Google Analytics. Muitos conhecem essa ferramenta, mas utilizam apenas o básico que já é fornecido apenas por configurar o site para acompanhar estatísticas. O básico já apresenta algumas funcionalidades importantes, como número de acessos por dia, conteúdo do site visualizado, tecnologia utilizada para acessar e também a origem do usuário. Porém, unir essas estatísticas com o uso de eventos e metas pode fazer o acompanhamento ficar ainda melhor.
 
A utilização dos eventos do Google Analytics permite avaliar a quantidade de vezes que uma determinada ação, como apertar um botão, foi executada. Medir a quantidade de vezes que algo é feito no sistema é útil para mensurar se determinada funcionalidade está sendo realmente utilizada e essa medição deve ser feita para cada nova funcionalidade adicionada no sistema. Para utilizar eventos no Google Analytics é preciso inserir apenas uma linha de código no botão que executa a ação que queremos acompanhar. O próprio Google Analytics oferece um bom material de consulta que pode ser visto aqui.
 
Além da possibilidade de configuração de eventos, o Google Analytics permite ainda a criação de metas. As metas do Analytics são utilizadas para analisarmos se os objetivos foram atingidos. Uma meta pode ser o acesso a uma página ou então a conclusão de um evento específico e são úteis para facilitar a visualização de estatísticas. Podemos criar diversos eventos diferentes, mas podemos também especificar alguns como metas do que queremos que os usuários acessem. Ao utilizar eventos e metas, é possível cruzar esses dados com outras estatísticas e saber por exemplo de que cidade as pessoas utilizam mais determinada funcionalidade ou então quantas vezes cada meta foi cumprida em cada mês, podendo avaliar com isso que estratégias de marketing da empresa para aquelas metas foram mais eficientes.
 
Concluindo, a medição de uso do sistema é importante para o sucesso de qualquer produto. Porém, qualquer estratégia de medição deve ser planejada. É preciso avaliar o que medir, para saber como os resultados da medição serão úteis para a continuidade do trabalho. Como visto nesse post, o Google Analytics possui recursos poderosos de medição, mas além disso também é possível pensar em outras estratégias, como pesquisas diretas com os usuários, análise de que e-mails de marketing estão sendo lidos por eles ou então a análise de que campanhas do Google Adwords geram mais retorno financeiro. O importante é conhecer a importância da medição e continuar trabalhando para que o produto seja um sucesso.