Image: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.netNo post de hoje daremos continuidade a série FAQ Scrum. O objetivo desse artigo é mostrar como funciona a dinâmica dessa reunião e seu objetivo final. Ela é a última reunião da sprint, sendo realizada após a reunião de revisão. Ela representa o fim da sprint e tem como principal objetivo rever o andamento da última sprint e criar um plano de melhorias para a próxima. Essa reunião é feita pelo time e o Product Owner deve ficar de fora, a menos que ele seja convidado. A equipe pode solicitar a participação de outras pessoas, mas, usualmente, é feita apenas com os membros do time de desenvolvimento.

Segundo o guia do Scrum, o propósito da Retrospectiva da Sprint é: 

Inspecionar como a última Sprint foi em relação as pessoas, relações, processos e ferramentas;

Nesse ponto, a equipe deve refletir sobre a sprint. Todos da equipe estão comprometidos? Faltou participação de alguém do time? Do Product Owner? Do ScrumMaster? As ferramentas são adequadas? As reuniões foram adequadas? O processo Scrum está andando bem? Esses são exemplos de perguntas que o time tem que ter em mente na hora da retrospectiva. Dessa maneira, a equipe é capaz de levantar as atitudes que foram acertadas e outras que foram deficientes.

Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,

Após a inspeção feita anteriormente, a equipe deve expressar suas observações para debater com os outros membros. É importante observar que deve-se identificar tanto os pontos que a equipe julgou ruim quanto os pontos em que a decisão foi acertada. Uma maneira de realizar essa parte da reunião é usando post-its coloridos em que cada membro escreve suas observações, sendo uma cor para pontos positivos e outra para os negativos.

Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;

O importante dessa reunião não é apenas explicitar os erros e acertos da sprints, mas sim elaborar um caminho para que os erros levantados não sejam repetidos e os acertos não desapareçam. Portanto, não basta a equipe dizer que algo não está bom. Ela irá dizer que algo não está bom, irá montar uma possível solução para evitar o recorrência deste erro e se comprometer a seguir esse plano na próxima sprint. A adaptação é essencial para o scrum, portanto, é preciso que o processo mude para seu desenvolvimento estar sempre melhorando em qualidade.

Na prática, observamos que é difícil conseguir com que os desenvolvedores falem realmente tudo o que estão incomodando, principalmente referentes ao Product Owner e ao ScrumMaster, muitas vezes superiores hierarquicamente. Nesse caso, é importante que o ScrumMaster crie uma atmosfera relaxada e confortável, dando espaço e tranquilidade para que a equipe possa realizar críticas construtivas em todos os pontos que julgar relevante, afinal, todos da equipe estão empenhados em fazer o processo dar certo.

Para saber mais sobre a Retrospectiva, recomendo assistirem o vídeo Retrospectiva da Sprint. Além disso, muitos outros vídeos sobre Scrum podem ser encontrados no canal UniversidadeScrum.

Continuem acompanhando série FAQ Scrum e até a próxima!