Olá pessoal, continuando com a série FAQ Scrum hoje falaremos sobre a Reunião Diária, também conhecida como Daily Meeting ou Daily Scrum. Veremos o que significa essa reunião, quando e como a mesma deve ser realizada.

O que é?

No framework Scrum o andamento do trabalho da Sprint é inspecionado diariamente pela própria equipe de desenvolvimento, através da reunião denominada Reunião Diária. Essa reunião tem como objetivo trabalhar o autogerenciamento da equipe.

Na reunião diária todos os membros da equipe devem comunicar o que fizeram desde a última reunião e o que estão se comprometendo a fazer na próxima reunião. Nessa hora fica visível para os demais membros os problemas enfrentados pela equipe, bem como os impedimentos que cada membro possa ter sofrido. Problemas técnicos não devem ser discutidos, podem ser abordados para permitir o agendamento de uma reunião técnica com o objetivo de resolvê-los, nesse momento o foco é na transparência do trabalho.

 

É uma das principais cerimônias do Scrum, é onde a equipe demonstra, diariamente, seu comprometimento com o andamento da Sprint e pode alterar seu planejamento para atingir a meta da mesma, além de manter a transparência dentro da equipe e o foco no entregável, um dos principais conceitos do Scrum.

Quando e como?

A reunião diária, como o próprio nome diz, deve acontecer diariamente, de preferência no fim ou no início do trabalho. Deve ter duração curta, de cerca de 15 minutos e, para ajudar isso, deve ser feita com todos os membros em pé diante do Quadro de Tarefas. Devem participar da reunião todos os membros da equipe de desenvolvimento e, de forma facultativa, o Scrum Master da equipe.

Durante a reunião, basta cada membro da equipe responder à 3 perguntas:

  1. O que fiz desde a última reunião diária?
  2. O que irei fazer até a próxima reunião diária?
  3. Quais foram meus impedimentos?

E então, ficou alguma dúvida sobre a Reunião Diária? Não deixe de comentar aqui suas dúvidas e de assistir aos vídeos do Papo Ágil, na Universidade Scrum.