Nós já falamos aqui no blog sobre os papéis envolvidos no Scrum e no post de hoje voltamos a falar do Product Owner (PO). O papel do PO é importantíssimo para o bom andamento e a qualidade do projeto desenvolvido com Scrum, pois é ele o responsável por gerenciar o Product Backlog e por garantir o valor do trabalho feito, aprovando ou não uma história. Mas o que acontece quando o PO do seu projeto não atua como um PO? Nesse momento, entra em ação o Scrum Master… mas como?
O PO é um representante da empresa, conhece o negócio do produto a ser criado e está na equipe Scrum para repassar ao time o que deve ser feito. No entanto, isso não significa que a pessoa escolhida pela empresa para desempenhar esse papel está familiarizado com Scrum. E geralmente, esta é a causa para o problema citado acima. É importante que o Scrum Master saiba identificar essa situação e que tome atitudes em relação a isso, que no caso é também uma de suas responsabilidades: mostrar ao PO como o trabalho dele deve ser feito.
O primeiro passo é se certificar de que o PO conhece a metodologia e está familiarizado com o trabalho que deve ser desenvolvido por ele. Se for preciso, repasse com ele todos os conceitos do Scrum deixando claro a importância da atualização do Product Backlog, como funciona essa dinâmica e mostrando a importância da opinião dele no momento de aprovar ou não uma história realizada pelo time. Feito isso, podemos ter certeza de que o PO entende qual o papel dele no projeto e podemos partir para o segundo passo.
Talvez, no início, exista uma certa resistência ou dificuldade e nesse momento podemos novamente nos apoiar nos conceitos do framework Scrum. Mostre para ele as vantagens que o framework apresenta e faça propaganda do seu trabalho. A cada reunião de revisão, procure saber se as expectativas estão sendo atingidas, se ele está precisando de alguma ajuda com a atualização do Product Backlog, se tem alguma dúvida sobre o framework. Com o tempo, ele vai perceber as vantagens do novo processo de desenvolvimento, vai entender melhor o seu papel e passará a colaborar cada vez mais com o projeto.
Mas como fazer isso? Acho que não existe uma receita e depende muito das pessoas envolvidas. Acredito que a melhor maneira não seja fazer um dia de capacitação e sim passar o conhecimento no dia a dia, a cada reunião do projeto em que o PO está presente e com a participação de todos. O importante é ter em mente que em momento nenhum o Scrum Master pode agir como o PO. O papel dele é apenas indicar o caminho e mostrar para o PO quais são as responsabilidades dele, dando sugestões e mostrando seu ponto de vista, mas nunca desrespeitando as decisões do PO ou fazendo o trabalho por ele.
O Scrum define 3 papéis e essa distribuição de responsabilidades é importantíssima para o bom andamento dos projetos. No entanto, nunca podemos esquecer que todos estão comprometidos com o projeto e dessa forma devem colaborar, e ajudar uns aos outros, para o melhor desempenho do trabalho. Neste caso, essa ajuda faz parte das responsabilidades do Scrum Master. Ele será o responsável por levar o PO a entender e assumir as suas responsabilidades dentro do projeto Scrum.
Olá Paula, ótimo conteúdo, agora gostaria de fazer uma provocação, O QUE FAZER QUANDO NÃO TEMOS PRODUCT OWNER PARA ATUAR?