Adaptação

    Olá! No post de hoje falarei sobre a adaptação – o terceiro pilar, que em conjunto com a transparência, que citei no post Os Pilares do Scrum: Transparência e com a inspeção onde comentei no post Os Pilares do Scrum: A inspeção, fazem o processo de gerenciamento de projeto muito mais saudável, fácil de detectar eventuais desvios e evita retrabalho, sempre tentando agregar o máximo de valor ao cliente.

    As características da adaptação estão fortemente presentes no processo Scrum através das cerimônias do Scrum e na estipulação do timebox das Sprints.

    Na duração das Sprints, o timebox é relativamente pequeno, de aproximadamente duas semanas, em relação ao processo prescritivo de desenvolvimento. Isso permite que os pilares do Scrum dêem um retorno mais rápido do que está sendo feito. Se o que está sendo feito agregar algum valor ou se não agregar valor para o cliente, o processo é rapidamente reajustado através das demais práticas do Scrum.

    Já as reuniões diárias servem para sinalizar a todos os membros da equipe o progresso do dia anterior, a existência de impedimentos e para traçar uma estratégia de curto prazo para o dia que se segue. Sendo caracterizada como uma adaptação, ao nível da Sprint, com o objetivo de se adaptar para chegar à meta estabelecida.

    No caso dos desvios em relação à meta do projeto, a transparência que a reunião de revisão fornece junto com a inspeção que é feita pelo Product Owner, a tendência é que o P.O. repriorize o Product Backlog, o que também é considerada uma forma de adaptação, desse modo alterando a estratégia do que será feito nas próximas Sprints e retomando o caminho certo.

    Um outro tópico muito importante sob o ponto de vista da adaptação é a reunião de retrospectiva. Nela, a adaptação é feita no aspecto da equipe, corrigindo possíveis problemas que estão ocorrendo internamente, reorganizando a dinâmica da equipe. Sob o meu ponto de vista, essa é uma das adaptações mais importantes, pois se a equipe não estiver organizada, o esforço para se finalizar uma Sprint será muito maior.

   Esse é o último post da trilogia dos Pilares do Scrum. Meu enfoque foi em como os Pilares do Scrum estão presentes em todos os artefatos e cerimônias do Scrum, e como é importante dar a devida atenção a todos os detalhes que estão por trás, para que o gerenciamento do seu projeto seja o mais consistente possível.


Referências:


Agile Brazil