Agile Brazil 2013O evento Agile Brazil 2013, que aconteceu em Brasília nos dias 25, 26 e 27 de junho foi, sem sombra de dúvidas, O EVENTO DE AGILIDADE, que contou com aproximadamente 1000 participantes.

Muitas palestras de qualidade, muitos assuntos que polemizaram e muitos que nos põe a refletir na forma como estamos trabalhando com a agilidade. Acreditem: o evento é "inspeção e adaptação" pura para aqueles que buscam a melhoria contínua : )

O evento teve a abertura do Chair Man – Manoel Pimentel, que deu a todos as boas vindas ao evento e apresentou o panorama do que estava por vir nos 3 dias de evento.

Todos os dias o evento era iniciado por um Keynote de algum palestrante convidado. Foram eles:

 

Após o keynote do dia o evento seguia com as apresentações separadas por níveis de experiências:

  • Iniciante
  • Praticante
  • Experiente

E também por trilhas:

  • Negócios e Produtos
  • Interesse Geral
  • Desenvolvimento e Teste
  • Gestão
  • Coaching e Facilitação

Lago do ParanoáAlém dessas trilhas o evento abriu espaço para discutir o estado da adoção da agilidade no governo.

Várias palestras foram apresentadas nessa trilha, inclusive a palestra da GPE, apresentando um caso de sucesso de uso de Scrum em projeto no MPOG. Das lições aprendidas nesse trabalho de Consultoria em Scrum no Governo que surgiu o título do relato de experiência que foi apresentado no dia 27 de junho: "Padrões e Anti-Padrões da adoção de agilidade no Governo – O Caso Vispublica no MPOG".

O evento aconteceu no Centro de Convenções Royal Tulip, um local super agradável que nos proporcionou momentos agradáveis de relaxamento e tranquilidade, a beira do Lago Paranoá, para reflexões pós almoço.

Além das palestras, as conversas nos corredores ao longo do evento, nos open spaces, nos coffees breaks ou nos happy hours também acrescentam muito. É sempre uma oportunidade de se conhecer pessoas interessantes nessas conversas.Retrospectiva Agile Brazil

E como o evento é um evento ágil, não poderia faltar espaço para os participantes manifestarem suas impressões do que estava rolando de bom e o que poderia melhorar. E claro, contando com uma equipe eficiente e auto-organizada que organizou todo o evento eles não deixavam a peteca cair e no instante seguinte já se viam as melhorias acontecendo.

Agile Brazil 2013 Equipe ScrumHalfO evento esse ano também abriu espaço para discussão do "PMI Ágil", como por exemplo a palestra no 1o dia que discutia-se "como fica o papel do gerente em ambientes na agilidade", com Jesse Fewell.

O último dia de evento contou com sorteios ao final do dia e a definição do próximo Agile Brazil, que em 2014 será em Florianópolis com Samuel Crescêncio, como Chair Man da organização do evento. Estaremos esperando ansiosamente o próximo 😉

Nos próximos posts, aqui no Blog do ScrumHalf, traremos discussões mais específicas do conteúdo das palestras que Paula, Zé, eu e Luiz (da esquerda para a direita) assistimos no Agile Brazil 2013.