agileinrioNos últimos dias 26 e 27 de outubro aconteceu na cidade de Niterói o evento Agile in Rio, a primeira iniciativa de trazer um evento de agilidade para o Rio de Janeiro. O evento organizado pela Rio Agile contou com cerca de 300 participantes e, ao longo de suas 26 palestras, reuniu palestrantes de peso e também abriu espaço para os iniciantes, trazendo um conteúdo rico com pontos de vista diferenciados sobre os assuntos mais atuais do mundo da agilidade.

marypoppendieckO evento ainda contou com 4 keynotes, iniciando o primeiro dia com Mary Poppendieck e sua palestra “The Lean Mindset: Ask the right questions”, sobre estabelecer um pensamento lean dentro da empresa em busca de times motivados, clientes satisfeitos, eficiência e inovação.

Para fechar o sábado, Klaus Wuestefeld falou sobre as diferentes abordagens da agilidade e sobre as crenças que acabam por atravancar a implantação de estratégias ágeis nas organizações, como você pode ver aqui.

O domingo iniciou com mais um keynote, agora do Vinicius Teles, sobre as vantagens e desvantagens de ser um profissional autônomo.  E, para fechar o evento, Rafael Nascimento e Manoel Pimentel falaram sobre estratégias e preocupações necessárias para tornar um conjunto de pessoas um time, como vocês podem conferir aqui.

palestras_timeshDentre as 26 palestras apresentadas, o Team ScrumHalf contribuiu com dois assuntos diferentes, porém igualmente interessantes.

A Ester Lima, durante a sua palestra Equipe Auto Organizável: Utopia ou Realidade? discutiu questões como a troca do modelo de comando e controle por um modelo onde as equipes se auto organizam e se tornam capazes de entregar resultados sem cobrança e e controle vindo de cima, além das mudanças organizacionais e de gestão necessárias para que este cenário se torne uma realidade dentro das empresas. Já Zé Rodrigues falou sobre a Gestão do Conhecimento Ágil e sobre o que estamos fazendo para manter o conhecimento que adquirimos com projetos ágeis dentro das organizações e equipes. empresa em busca de times motivados, clientes satisfeitos, eficiência e inovação.

timeshAlém disso, quem esteve no evento pode visitar nosso stand e nos conhecer melhor. Durante todo o evento, o Team ScrumHalf esteve por lá falando um pouco do que fazemos e apresentando a ferramenta ScrumHalf.

Para saber mais sobre as palestras que aconteceram no evento, acesse: http://www.facebook.com/AgileInRio.