ROI – Retorno Sobre Investimento – é normalmente definido como um percentual do valor investido e representa a taxa de lucro de um investimento. Essa definição leva em consideração apenas valores monetários devido à sua origem na área financeira.

De modo geral, essa característica dificulta a aplicabilidade da métrica a projetos com naturezas diversas, principalmente quando há dificuldade em converter os resultados esperados em valores financeiros, como a divulgação de uma marca ou a satisfação dos clientes. Sendo assim, antes de decidir por investir em um projeto devem ser definidos os critérios a serem considerados na avaliação de seu desempenho, pois cada projeto tem objetivos e resultados esperados distintos.

Independente dos critérios estabelecidos, um outro aspecto importante a ser observado é o prazo de retorno do investimento e nesse ponto os métodos ágeis são um diferencial.

Enquanto utilizando outras metodologias é necessário um longo prazo para que um projeto comece a dar retorno, com o desenvolvimento ágil os resultados podem ser antecipados liberando para utilização as principais funcionalidades de um software enquanto o restante dele é desenvolvido.

Além disso, há redução de riscos, já que a utilização antecipada do software funciona como uma validação para os impactos esperados no negócio, possibilitando adequações no projeto caso seja identificado um desempenho abaixo do esperado.

Por exemplo, vamos considerar uma empresa hipotética de tecnologia que esteja planejando lançar um serviço na internet e estima que para desenvolvê-lo precisará investir R$10.000,00 durante 24 meses.

Pelo caminho tradicional de desenvolvimento de software, no melhor caso após 2 anos ela terá um custo de 240 mil reais, seu sistema pronto, nenhum cliente e, por consequência, nenhum faturamento, sem contar o risco de má aceitação do serviço pelo mercado.

Caso ela opte por seguir o caminho do desenvolvimento ágil, após algum tempo, digamos 1 ano, ele terá um software em estágio suficiente de desenvolvimento para liberá-lo para uso e durante os próximos 12 meses já validar a aceitação do serviço, assim como acumular clientes e faturamento. Dessa forma, aliviando o fluxo de caixa, antecipando retornos e permitindo fazer adequações ao projeto ou até mesmo suspender o investimento sem tê-lo feito integralmente, caso os resultados sejam muito aquém do esperado.

Em publicações futuras entraremos nos detalhes de como maximizar o ROI utilizando metodologias ágeis para desenvolver seu produto.

zp8497586rq
zp8497586rq