Comentários sobre: Scrum no ritmo do carnaval https://blog.myscrumhalf.com/scrum-no-ritmo-do-carnaval/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=scrum-no-ritmo-do-carnaval Aprenda Scrum e Agilidade no Blog do ScrumHalf, com mais de 10.000 visitantes/mês, para contribuir para a sua transformação ágil. Fri, 11 Mar 2011 01:59:13 +0000 hourly 1 Por: Ester Lima https://blog.myscrumhalf.com/scrum-no-ritmo-do-carnaval/#comment-88 Sat, 05 Mar 2011 17:54:02 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=1083#comment-88 Claudio, você tocou num ponto importante: Rotina. Tenho percebido que a rotina favorece o comprometimento de todos com o projeto. Ter as cerimônias de final e início de sprint ocorrendo sempre em dias da semana já conhecidos por todos (ex.: 3a fim de sprint, 4a início) faz com que o PO não se comprometa com outros eventos nesses dias da semana. Assim como a equipe que evita agendar eventos pessoais nessas datas. Para equipes que tenham pessoas trabalhando no regime de 20h por semana ter essa rotina faz com que estes já planejem sua grade de horário de trabalho de forma a estarem presentes nas cerimônias. Sendo assim, em nossos projetos, feriados ao longo da semana (não me refiro ao carnaval), em geral, não interferem na data de término da sprint.

]]>
Por: Cláudio Pires https://blog.myscrumhalf.com/scrum-no-ritmo-do-carnaval/#comment-87 Sat, 05 Mar 2011 16:44:34 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=1083#comment-87 Uma dificuldade que já experimentei, após 1 ano de Scrum contínuo, foi: "quando promover algum relaxamento ao time?"…afinal, as cerimônias são "simples" de entender, mas não "fáceis" de manter no ritmo desejado. E os resultados colhidos são tão óbvios e numerosos, que deve haver preocupação com recompensas para o time maduro. Feriados, como o Carnaval, serviam, não-oficialmente, nesse sentido de "afrouxar" de tanta produtividade. Dias úteis me parecem perfeitos matematicamente, mas, no longo prazo, como criar necessários intervalos? Outra dúvida é que todos acabamos tendo nossas favoráveis rotinas (2a. feira: priorização e planejamento; 6a.feira: revisão e retrospectiva; etc).

]]>
Por: José Rodrigues, CSM, Diretor-Executivo GPE Ltda. https://blog.myscrumhalf.com/scrum-no-ritmo-do-carnaval/#comment-79 Fri, 04 Mar 2011 16:44:17 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=1083#comment-79 Concordo Xexéo. Acho que a ideia de "timebox", apesar de estar intimamente relacionada com o estabelecimento de uma "data limite" (deadline), também guarda uma forte ligação com o cálculo da velocidade do time. De uma forma geral, espera-se que um intervalo calendárico corresponda sempre a uma mesma quantidade de dias úteis e pequenas variações não causam grande impacto. Porém, em alguns casos, as variações não são tão pequenas.  O nosso carnaval é como se fossem umas "férias coletivas" e, na minha cabeça, não faz muito sentido conduzir uma sprint de trabalho com todo o time de férias.

]]>
Por: Geraldo Xexéo, CSM, Coord. do PESC/COPPE/UFRJ, membro do Conselho Técnico da GPE. https://blog.myscrumhalf.com/scrum-no-ritmo-do-carnaval/#comment-78 Fri, 04 Mar 2011 15:53:44 +0000 http://blog.scrumhalf.com.br/?p=1083#comment-78 Acho que a Sprint tem que ser calculada em DIAS ÚTEIS e não em "semanas" ou dias corridos. Simples e direto.

]]>