sbqsNa semana do dia 1º de julho, foi realizado em Salvador o XII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). Este evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW), e tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes e profissionais da área, interessados em aprender mais sobre o estado atual de métodos, práticas, tendências etc na área da qualidade de software. O evento contou com palestrantes convidados do exterior, artigos técnicos, relatos de experiência, concurso de teses e dissertações, Encontro da Qualidade e Produtividade em Software (EQPS), workshops e mini cursos relacionados ao tema.

autoresMas e a agilidade? Pois bem, o SCRUM esteve presente neste tão importante evento da computação brasileira na forma de um mini curso ministrado pelo consultor Jorge Luis Boria sobre os três primeiros capítulos do seu e-book recém publicado e co-autorado com Viviana e Andrés Rubinstein: "A História da Tahini-Tahini – Melhoria de Processos de Software com Métodos Ágeis e Modelo MPS". Neste é tratada a temática da compatibilidade dos modelos de maturidade com o desenvolvimento ágil. 

Em uma narrativa bem humorada, os autores desmentem o mito de que a implementação de programas de melhoria de processos de software como o MPS.BR pode ferir os princípios ágeis de empresas que utilizam o SCRUM, Kanban, ou similares. Ao contrário, mostra que este pode ser um casamento feliz, mostrando inter-relacionamentos e técnicas de consultoria para que os resultados esperados do MPS.BR sejam alcançados.

Portanto, é uma leitura recomendadíssima para os adeptos do desenvolvimento com agilidade que estão interessados em implementar os níveis de maturidade do MPS.BR.

"É um livro técnico, mas fascinante e de leitura muito agradável. Por vezes nos leva a rir, tamanho o bom humor dos autores ao tratar o tema. Certamente será um caso de sucesso, nesta excelente iniciativa do MCTI." — Ana Regina Cavalcanti da Rocha (COPPE/UFRJ)

capa